Make your own free website on Tripod.com
Página Inicial | Serviços | Orientação Vocacional | Orientadora | Inscrições Online | Contactos e Localização | Destaques | Links

 

Uma boa preparação para a entrada no mercado de trabalho é essencial para se conseguir ter sucesso profissional, daí que a Orientação Escolar e Vocacional, orientada para os interesses e capacidades dos estudantes seja de extrema importância para que sejam ponderadas as tuas escolhas no momento de decidir o que podes fazer, o que queres fazer, e quais as saídas profissionais.

A quem se dirige a Orientação Vocacional?

A Orientação Vocacional e Escolar é dirigida a adolescentes e jovens adultos, sobretudo, alunos do 9º ano de escolaridade (apoio na escolha da área de estudos no 10º ano) e a alunos do 12º ano de escolaridade (apoio à tomada de decisões para o ingresso no ensino superior). Contudo, também pode ser realizada a adultos que queiram seguir outro rumo no mundo do trabalho. Pode ser realizada consoante o número de alunos presentes, de forma individual ou em grupo, em gabinete ou em contexto escolar.

Em que consiste?

A orientação consiste num processo de avaliação psicológica das aptidões, interesses e características pessoais, complementada com informação escolar e profissional actualizada.

Como decorre?

 

Para saberes como se desenrola as consultas de Orientação Vocacional carrega aqui

Quais os objectivos fundamentais da Orientação Vocacional?

Informar: Acerca dos vários desafios de futuro; Acerca dos riscos e apostas a fazer; Acerca das vantagens e inconvenientes das várias saídas escolares e profissionais.

Diagnosticar: Interesses e motivações; Personalidade e competências; Expectativas e valores.

Aconselhar: Fazer convergir oferta formativa com o diagnóstico prévio; Mostrar várias experiências e prácticas profissionais; Adjuvar a tomada de decisão.

 

Preparar:  O aluno para concorrer ao Ensino Superior (estudantes do 12º ano) ou para escolher o agrupamento do ensino secundário (estudantes do 9º ano); o aluno para a transição para a vida activa, nos casos em que os alunos não pretendam continuar os estudos.

 

Ana Durão © Copyright 2009

GABINETE DE PSICOLOGIA CLÍNICA - Dra. Ana Durão

Rua dos Douradores, N.º 11, 3º Andar - Sala 304 - 1100 - 203 LISBOA (Baixa)

Telm.: (+351) 934 081 113 | Site: www.anadurao.pt | E-mail:gabinete@anadurao.pt